Uma zine é uma revista independente, com os mais variados fins. No caso da zine Tesoura, produzida pelo núcleo de São Paulo do Coletivo LGBT Comunista, a intenção é dialogar com a população LGBT trabalhadora de forma mais dinâmica, apresentando nossas análises da conjuntura, nossas inquietações, o que temos produzido e por onde temos nos debruçado.
Lançada em junho de 2020, tem edições temáticas que abordam diversas questões da sociabilidade LGBT e como o capital marca a pele de cada uma de nós. Tudo isso através de poesia, jogos gráficos, textos em prosa e ilustrações de diversos tipos.
As edições são disponibilizadas na plataforma Issuu, em formato de revista, que pode inclusive ser folheada, e em formato pdf, para download e circulação irrestritas. Caso haja interesse em alguma edição impressa, contate o núcleo por e-mail clicando aqui.
EDIÇÕES
A 11ª edição da Zine Tesoura tem o tema Para além do orgulho, discutindo os limites da representatividade, Parada LGBT e pink money. A publicação é de junho/2022.
A edição 10, Saúde mental pra quem?, discute temas como o adoecimento psicológico sob o capitalismo. A edição é referente ao mês de abril/2022.
Na edição 09, Quem tem limite é eleição, o núcleo de São Paulo discute as eleições de 2022 e a aliança entre Alckmin e Lula, o Estado e a revolução, e as eleições para o Conselho Estadual LGBT de São Paulo, o qual está concorrendo com uma chapa em parceria com o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e a União da Juventude Comunista. A edição data de março/2022.
A edição 08 da Tesoura se chama Não é sobre isso, e discutimos a identidade LGBT e sobre as bandeiras que importam para a gente. Ela se refere ao mês de junho/2021.
A edição 07, de abril/2021, o tema da Tesoura é saúde mental, principalmente no contexto da pandemia. A edição leva o nome Estou vivendo ou apenas trabalhando?, e pode ser conferida no link abaixo:
Em sua edição 06, a Trava Trava, datada de fevereiro/2021, o tema abordado é a população trans. Não perca a chance de conferir:
Na edição 05, lançada em dezembro/2020, o tema abordado pela Tesoura é a saúde. Sob o título de Chama o Samu, a pauta central da edição é a questão do HIV/Aids e do desmonte do SUS:
Na edição 04, de outubro/2020, discutimos as eleições a partir do tema Festa da democracia. Para conferir, não se acanhe e folheie livremente:
Na edição 03, com o nome de Aposta, a Tesoura discute as jogadas do movimento social LGBT e da estratégia democrático-popular que nos colocaram num xeque que ainda não conseguimos sair. Pra entender melhor, confira:
A edição 02 da zine, em homenagem ao mês de agosto, traz a temática lésbica e rebusca conteúdos históricos, como a Chanacomchana:
A edição 01 da Tesoura, de forma caoticamente organizada, reúne materiais anticapitalistas e revolucionários de militantes comunistas do Coletivo LGBT Comunista, do PCB e internacionais:
Por fim, a edição inaugural da zine, edição 00, de junho/2020, traz a denúncia do emaranhado de ataques que Bolsonaro tem feito à população trabalhadora.
A zine Tesoura é produzida pelo núcleo de São Paulo do Coletivo LGBT Comunista. Em todas as edições, são disponibilizados os contatos do núcleo para qualquer questão sobre a zine.
Para download de todas as edições, acessar este link.